Crie glitters aqui!


sábado, 12 de setembro de 2009

Recursos audiovisuais

Os recursos audiovisuais são parte do cotidiano dos alunos. Em relação a TV e aos vídeos , observo, principalmente no ensino infantil e nas séries iniciais do Fundamental, uma mudança de conceitos. Os tradicionais Filmes ainda são aceitos como forma de atividade, mas vem perdendo o seu espaço pouco a pouco para os vídeos e os documentários realizados pelos próprios alunos que posteriormente são assistidos no computador. Em anos anteriores buscávamos por exemplo: filmes sobre o meio ambiente, agora fazemos diferente, devido aos recursos que temos a nossa disposição. Procuramos trabalhar com celulares e câmeras que fazem filmagens para que eles possam produzir seus próprios vídeos e documentários.
Tais recursos não fizeram parte da minha trajetória estudantil, a não ser quando ingressei na Faculdade de Pedagogia que assistíamos alguns filmes, cuja finalidade era refletir e fazer elos ao conteúdo que estava sendo desenvolvido. É satisfatório olhar para trás e ver que posso proporcionar aos meus alunos uma prática pedagógica inovadora, criativa, bem distanciada da qual estava inserida, tanto como aluna e como docente no início da minha carreira profissional.
Abaixo imagens de vídeos dos alunos: Vídeos musicais, documentários, entrevistas, dramatização, trabalho de interpretação de texto produzindo vídeo : O gato vaidoso ( Monteiro Lobato).


Nenhum comentário:

Postar um comentário