Crie glitters aqui!


sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Cultura Gaúcha

A poucos anos atrás só de ouvir falar em trabalhar com Projetos me sentia irritada, detestava mesmo trabalhar desta forma. Que bom que o ser humano é flexível a mudanças comportamentais pela sua capacidade de pensar. Foi através do trabalho em parceria e da troca de idéias e da análise da capacidade da minha colega de escola Gisele Caldas em pegar um objeto, seja de estudo, seja material e dali, fazer uma gama de ligações com as mais variadas áreas do conhecimento. Comecei a me entusiasmar e tentar fazer essas ligações, foi quando surgiu timidamente o meu Projeto interdisciplinar sobre a Cultura Gaúcha, na época eu ainda receava divulgar os trabalhos que fazia. A colega Ana Helena viu o material utilizado, na maioria sucata e se encantou com a beleza artística do trabalho e com a capacidade de criar dos alunos e os fotografou. Quem diria que três anos depois eu teria oportunidade de mostrar um pouco daquele projeto que foi além, de um mero trabalho artístico.
O projeto culminou com um desfile temático do material elaborado.
Correção:o termo correto é indumentária.


Quando estávamos na confecção do carro “comida típica”, aproveitei a oportunidade para trabalhar sobre e origem e as rotas do Charque no RS;
Na carroça da bebida do Gaúcho desenvolvi o conteúdo de medida de capacidade, estados físicos da água;
Na parte da indumentária trabalhei com problemas de lucro e prejuízo e cálculos envolvendo as quatro operações ligadas ao sistema monetário.
Na educação física ensaiávamos algumas músicas como anu e pezinho.
Interpretação de textos baseadas nas lendas do RS
Após o desfile escreveram um artigo ( produção de texto) sobre o que aprenderam em relação a Cultura do nosso povo. Se a idéia desse projeto tivesse nascido agora nesta época tenho certeza que a Gisele faria dele além de um projeto interdisciplinar , também um projeto intersérie, pois tem a convicção que o trabalho realizado entre as turmas tem mais valor e todos podem aproveitar, isso se não incluísse outras escolas da rede municipal. Por sermos diferentes é importante uma educação baseada na troca de saberes, pois desta forma as habilidades de uns superam as limitações de outros e vice-versa. Esse processo para mim contribui não só para o crescimento profissional, mas principalmente para o crescimento humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário