Crie glitters aqui!


quinta-feira, 11 de junho de 2009

Corpus Christi

História da festa de "CORPUS CHRISTI" no Brasil

A festa foi trazida para o Brasil pelos portugueses. No Brasil, numa carta de 9 de agosto de 1549, o Padre Manuel da Nóbrega, da Bahia, informava: “Outra procissão se fez dia de Corpus Christi, mui solene, em que jogou toda a artilharia, que estava na cerca, as ruas muito enramadas, houve danças e invenções à maneira de Portugal”. (Cartas do Brasil, 86, Rio de Janeiro, 1931).
As procissões portuguesas eram esplendorosas: tropas, fidalgos, cavaleiros, andores, danças e cantos. A imagem de São Jorge, padroeiro de Portugal, seguia a procissão montada em um cavalo, rodeada de oficiais de gala. [5]
A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.
História de Corpus Christi
A grande celebração católica conhecida como Corpus Christi significa a solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, que vem ressaltar o Cristo no pão e no vinho, que nos alimenta, mostrando que todos temos o Cristo na nossa alma.
A história do Corpus Christi tem grandes influencias da igreja sobre a vontade do povo. Segundo a historia explica a celebração foi instituída pelo papa Urbano IV, em 11 de agosto de 1264. A historia é muito complexa e com muitos significados que remontam o nascimento de Cristo, como um simples homem.
A festa só foi mesmo instituída por Urbano IV depois de se saber que uma freira teve uma visão da Eucaristia, e do corpo de cristo envolvido em uma bola de luz. A data vem pra ressaltar a fé dos cristãos e provar que cristo está presente em nosso corpo em nossa vida.
A E.M.E.B. Lauro Ribeiro confeccionou o tradicional tapete de Corpus Christi, utilizando: casca de arroz, serragem, farinha, folhas secas...
BubbleShare: Share photos - Easy Photo Sharing

Um comentário:

  1. Parabéns aos professores que participaram da coleta , preparo do material e confeção do tradicional tapete de Corpus Chirist. O trabalho ficou lindo!

    ResponderExcluir