Crie glitters aqui!


segunda-feira, 20 de abril de 2009

Inconfidência Mineira


Esta postagem foi feita a pedido dos alunos.
Dramatização sobre a Inconfidência Mineira baseada no texto abaixo:


Este trabalho foi feito ao ar livre e as crianças utilizaram os materiais que encontraram ao redor da escola ( as folhas secas das árvores se tornaram barras de ouro, uma cordinha plástica virou a corda usada para enforcar Tiradentes e um ramo de árvore tornou-se um belíssimo cavalo) Inconfidência Mineira (1789 — Vila Rica)
A Inconfidência Mineira foi o primeiro movimento com ideias de liberdade. Tinha por finalidade libertar o Brasil de Portugal.
Essa revolta deveria estourar no dia da derrama, quando seria feita a cobrança dos impostos atrasados e todos os habitantes, mesmo aqueles que não eram mineradores, deveriam pagar ao governo português o que ele exigia: cerca de 1500 quilos de ouro por ano.

0 povo revoltou-se, pois, além de essa cobrança ser injusta, era feita de maneira violenta: "Leves tapas na orelha, meigos chutes na cara e doces espancamentos com vara".

Um grupo de pessoas achou que era preciso acabar de uma vez com a exploração portuguesa. Começou a ficar claro para essas pessoas que seria muito melhor ter um governo próprio, que não precisasse obedecer as ordens de Portugal. Assim, elas começaram a se reunir secretamente em Vila Rica, a fim de estabelecer um plano para libertar o Brasil de Portugal.
Os inconfidentes eram, em sua maioria, pessoas ricas e instruídas, mas o mais entusiasmado entre eles era uma pessoa que não possuía grandes riquezas: Joaquim José da Silva Xavier, apelidado de Tiradentes. O plano dos inconfidentes, porém, não deu certo, porque Joaquim Silvério dos Reis, membro do grupo, traiu seus companheiros, denunciando-os ao governador de Minas Gerais, o Visconde de Barbacena.
Imediatamente a derrama foi suspensa e os inconfidentes foram presos. Todos foram julgados e condenados a viver longe do Brasil. Somente Tiradentes, tido como o chefe do movimento, foi condenado a morte.
No dia 21 de abril de 1792, Tiradentes foi conduzido ao Largo da Lampadosa, no Rio de Janeiro, onde foi enforcado e esquartejado.
Cada parte de seu corpo foi colocada em postes de Vila Rica, como exemplo, para que ninguém mais se atrevesse a participar de movimentos de revolta contra os portugueses.
Após o término do trabalho alguns alunos comentaram que gostariam que a aula fosse sempre assim porque se aprende melhor e sugeriram escrever esta história de Tiradentes no espaço reservado a cada um deles neste blog.

Dia de Tiradentes
21 de abril – Tiradentes não é barbudo nem cabeludo, como mostram as representações conhecidas do maior personagem da Inconfidência Mineira. É o que dizem algumas pesquisas históricas nos Autos da Devassa, divulgadas em 1992. Essa figura meio parecida com a de Jesus Cristo teria sido criada pelos pintores para reforçar a imagem de herói. Historiadores dizem também que o alferes Joaquim José da Silva Xavier é um idealista ingênuo, manipulado pela elite que articula o movimento. A elite toda, aliás, escapa da forca. De todos os condenados, só Tiradentes é executado, em 21 de abril de 1792.

12 comentários:

  1. "Dez vidas daria se as tivesse, para salvar as deles!"
    Obs.: Palavras do mártir ao saber que a rainha concedera clemência a seus companheiros condenados a morte, excluindo ele do perdão.

    E tu Fátima, motivas, incentivas o envolvimento dos alunos, assim a aprendizagem fica muito mais significativa e eles vivenciaram este fato histórico deste país.

    ResponderExcluir
  2. OI para quem não me conhece eu sou a Érica a filha da Márcia. Ficou louco de legal aquele dia que a professora Fátima nos levou lá para o pátio da escola para fazer o trabalho do Tiradentes eu adorei muito aquele dia . Com esse trabalho eu aprendi mais e gostaria de fazer mais trabalhos como esse.

    ResponderExcluir
  3. Foi maravilhoso eu adorei a peça foi bastante criativa e tinha muita imaginação.O que enriqueceu bastante nossa representação foi material usado para simbolizar alguns elementos de grande significado para este evento.Um dos materiais que mais me chamou atenção,foi as folhas secas das árvores que representava as barras de ouro. SHEIZE .QUARTA SÉRIE

    ResponderExcluir
  4. Achei muito legal e interessante.Gostei de saber mais sobre a história do Joaquim José da Silva Xavier ou Tiradentes.Usamos folhas para fazer que era ouro ,árvores como se fosse a nossa casa e assim fizemos um teatro muito legal.Gostei muito da parte em que os soldados batiam na Hérica por causa que ela não tinha ouro.Espero que tenha muitos outros trabalhos sobre o assunto,pois naquele dia eu aprendi muita coisa que eu não sabia. CAMILA GONSALVES DA SILVEIRA- Quarta série

    ResponderExcluir
  5. Oi eu sou Hérica e quero dizer que essas fotos são do dia da Inconfidência Mineira.
    Nós do quarto ano e da quarta série
    representamos a história. Foi legal eu me diverti muito.As folhas eram barras de
    ouro,os galhos eram cavalos.Eu aprendi muito que não se resolve nada com violência . Eu também aprendi coisas novas foi divertido eu queria fazer
    outros trabalhos teatrais.
    Herica Diniz Caetano !!! - Quarto Ano

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei muito porque foi a nossa turma que fez o trabalho. ALEX quarto ano

    ResponderExcluir
  7. Isso foi muito legal eu sou aquele que está de braços cruzados. Eu não fui preso eu me escondi.eu gostei porque nos fomos para rua e nos tinha que pegar ouro e a parte que eu mais gostei e que eu me escondi enforcaram o Tiradentes - Miguel - Quarta série

    ResponderExcluir
  8. Achei legal gostei a professora tirou muitas fotos de nós foi uma peça boa o cavalo do Vitor era feito de um galho de árvore, ouro era feito de folha,os soldado eram o Wendreo,Alex,guilherme e o vitor. O Tiradentes era o Aĺvaro . Eu gostei porque aprendi coisas que não tinha aprendido antes.Guilherme - Quarto ano

    ResponderExcluir
  9. Eu achei legal o trabalho que nos fizemos a
    parte mais legal foi que eu e o Guilherme(soldados)esquartejamos o Tiradentes. Eu gostei muito de participar
    de uma História muito antiga e eu gostaria
    de participar de volta de outra História
    Wendreo.Quarto ano

    ResponderExcluir
  10. Foi muito legal eu me diverti eu fui eu soldado matamos o Tiradentes gostei muito porque foi muito bom. Vitor - Quarto ano.

    ResponderExcluir
  11. Muito legal todos os comentários és uma profesora nota 1000.
    A Gisele também é muito criativa e carinhosa com todos.beijos e parabéns.

    ResponderExcluir
  12. Fátima eu esqueci de colocar o teu nome mas tu sabe que es nota 1000!!!!

    ResponderExcluir