Crie glitters aqui!


quinta-feira, 19 de março de 2009

A chegada dos Portugueses no Brasil

Textos elaborados pelos alunos da quarta série da Escola Lauro Ribeiro na disciplina de História referente ao assunto: "A Chegada dos Portugueses no Brasil."



A injustiça cometida por Pedro Álvares Cabral

Em 1500 o rei de Portugal pediu para Pedro Álvares Cabral ir para uma expedição comandando treze caravelas. Eles iam para as Índias em busca cravo, canela, tecidos e porcelana só que erraram o trajeto e foram para o Brasil.
Então os índios viram as caravelas se aproximando quando desceu Pedro Álvares Cabral eles olharam o colar de Pedro Álvares Cabral e eles apontaram para o chão e depois viram o cálice prata e apontou novamente para o chão que significava que aqui tinha ouro e prata .
Então eles não puxarão conversa eles fizeram os índios de escravos em troca de espelhos, pentes , escovas e outras bugigangas.
Os índios fizeram uma reunião na tribo Xokó e estavam falando que não foram os Portugueses que descobriram o Brasil, e sim que o Brasil foi roubado deles.
O nome que os índios botarão nesta terra antes da chegada dos portugueses era Pindorama e significava Terra das Palmeiras, mas os portugueses trocaram o nome para Ilha de Vera cruz, Terra de Santa Cruz ,e depois Brasil que ganhou esse nome por causa de uma árvore de onde se estraía uma tinta vermelha que se chamava pau Brasil.

SHEIZE

4ª Série 2009

A CHEGADA DOS PORTUGUESES EM NOSSA TERRA
EM 1500 O REI DE PORTUGAL MONTOU 13 CARAVELAS E FORAM NAS ÍNDIAS COMPRAR CRAVOS,TECIDO, ETC...
MAIS AÍ ELES SE PERDERÃO E FORAM PARAR NO BRASIL DEPOIS FALARAM QUE FORAM ELES OS PORTUGUESES QUE ENCONTRARÃO O BRASIL E NA VERDADE ELES ROUBARÃO O BRASIL DOS ÍNDIOS .
O NOMES QUE O BRASIL JÁ TEVE FORAM ILHA DE VERA CRUZ, TERRA DE SANTA CRUZ, E BRASIL QUE CONTINUA ATÉ HOJE POR CAUSA DE UMA ÁRVORE DE TINTA VERMELHA QUE SE CHAMAVA PAU BRASIL.
MIGUEL MARTINS DOS SANTOS
4 SÉRIE - 2009

A chegada dos portugueses no Brasil

Foi em 1500 que o Rei D. Manoel chamou Pedro Álvares Cabral para comandar a esquadra de 13 caravelas até as Índias para buscar cravo, canela, porcelana, tecidos e louças mas ao invés de pegarem o rumo Leste pegaram o Oeste e foram parar no Brasil e avistaram os habitantes, os índios, eles fizeram os índios de escravos.

Pedro Álvares Cabral mandou 12 caravelas para as Índias buscar as coisas para Portugual. Nossa terra recebeu vários nomes Ilha de Vera Cruz , Terra de Santa Cruz , mas depois eles acharam uma árvore que tinha uma tinta vermelha cor de sangue e ai eles botaram o nome de Brasil. Mas não foram os portugueses que descobriram o Brasil foram os índios e eu adimiro muito os índios.

Vinicius

4 Série - 2009.

A chegada dos portugueses ao Brasil
Em 1500 o Rei de Portugal organizou uma esquadra de 13 caravelas e pediu para Pedro Álvares Cabral comandar elas.
Só que acabaram se perdendo e foram parar no brasil em vez de ir para as índias ,para trazer mercadorias para ampliar o comércio.
Os Índios se sentiram roubados e falaram que o Brasil não foi descoberto foi roubado,e falaram também que nas escolas de branco inventam que o Brasil foi descoberto por Pedro Álvares Cabral.
Com a chegada dos portugueses ao Brasil,eles colocaram os seguintes nomes nas terras:Ilha de Vera Cruz,Terra de Santa Cruz e finalmente por causa de uma árvore chamada Pau Brasil colocaram o nome das terras de Brasil.

Camila Gonçalves
4ª Série

A CHEGADA DOS PORTUGUESES

OS PORTUGUESES SE PERDERÃO DO CAMINHO PARA AS ÍNDIAS E CHEGARAM AO BRASIL É GOSTARAM DO BRASIL .

OS ÍNDIOS FICARAM COM RAIVA DOS PORTUGUESES QUE ESTAVAM NA TERRA DELES .

ILHA DE VERA CRUZ, TERRA DE SANTA CRUZ , BRASIL FORAM ALGUNS DOS NOMES QUE O BRASIL TEVE ATÉ AGORA .

O BRASIL RECEBEU O NOME DE BRASIL POR CAUSA QUE TINHA UMA ÁRVORE COM UMA TINTA VERMELHA DENTRO CHAMADA PAU BRASIL.

ERICA MADEIRA SILVEIRA

4 SÉRIE

Parabéns, queridos alunos a Produção Textual de vocês está excelente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário