Crie glitters aqui!


sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Leitura/interpretação e dramatização: O Outro Principe Sapo








O Outro Príncipe Sapo
Jon Scieszka

Era uma vez um sapo.
Certo dia, quando estava sentado na sua vitória-régia, viu
uma linda princesa descansando a beira do lago. 0 sapo pulou dentro da água, foi nadando até ela e mostrou a cabeça por
cima das plantas aquáticas.

"Perdão, ó linda princesa", disse ele com sua voz mais triste e patética. "Será que eu poderia contar com a vossa ajuda?"
A princesa estava prestes a dar um salto e sair correndo, mas ficou com pena daquele sapo com sua voz tão triste e patética. Assim, ela perguntou:
"0 que posso fazer para te ajudar, sapinho?"
"Bem", disse o sapo. "Na verdade, eu não sou um sapo, mas um belo príncipe transformado em sapo pelo feitiço de uma bruxa malvada. E esse feitiço só pode ser quebrado pelo beijo de uma linda princesa."
A princesa pensou um pouco, depois ergueu o sapo nas mãos e lhe deu um beijo.
"Foi só uma brincadeira", disse o sapo.
Pulou de volta no lago, e a princesa enxugou a baba de sapo dos seus lindos lábios.
O patinho realmente feio e outras historias malucas.
São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1997, [S. p.].


1 Analise o comportamento da princesa:


a. Primeiro, a princesa teve vontade de sair correndo, quando o sapo pediu ajuda. Por que ela quis sair correndo?



b. Depois, ela ficou com pena do sapo. 0 que o sapo fez,para ela ficar com pena dele?



c. Antes de dar o beijo no sapo, a princesa "pensou um pouco". Em sua opinião, o que foi que ela pensou?



d. Depois de ter sido enganada, a princesa enxugou a baba do sapo de seus lindos lábios. 0 que você acha que ela estava sentindo?



2 Analise o comportamento do sapo:



a.Para que ele usou a sua voz "mais triste e patética" para pedir ajuda à princesa?


b. Que "brincadeira" o sapo fez com a princesa?

c. Se não fosse uma brincadeira, o que teria acontecido?



3. Observe o título da história. Por que ela se chama 0 outro príncipe sapo?

4. Você acha que esta é uma história maluca? Por quê?

5. Que outro título darias a história?

Após a realização e exploração do texto com a turma da quarta série foi realizada a dramatização do mesmo. A turma era composta somente por meninos. A professora aproveitou a oportunidade para trabalhar sobre o tema preconceito, uma vez que os meninos encenariam uma personagem feminina ( a princesa ). A aula se tornou divertida e prazerosa e não poderia deixar de comentar que a interpretação do texto tornou-se muito mais clara. Surgiu dos próprios alunos a proposta de apresentarem a dramatização para outras turmas e discutirem sobre um dos assuntos contidos no texto que é a mentira. A partir daí a professora começou a trabalhar sobre o tema Direitos Humanos, Hábitos e Atitudes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário