Crie glitters aqui!


terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Hora do Conto e Produção de Texto

" Hora do Conto como Incentivo à Leitura"

Alunos Atendidos: Crianças do 1o Ano, 2º Ano, 2ª Série e 4ª série do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Básica Lauro Ribeiro.

Iniciei minhas atividades docentes no ano de 2007 com uma 4ª série no turno da manhã e no período da tarde desenvolvia Projetos na área da Hora do Conto e Produção de Texto que é uma proposta de trabalho existente na escola, atualmente interligada a Educação Digital e Educação Física.
Estas atividades são resultados de uma coletânea de materiais de pesquisa que fui realizando ao longo do tempo que exerço a profissão e atividades pesquisadas pela professora Gisele que dispunha do recurso internet ( enquanto ainda não tínhamos laboratório na escola e nem eu possuia acesso a tal ferramenta) que entusiasmadamente dividia o material e ia me contagiando para que o trabalho de Produção de Texto fosse desenvolvido da forma que verão a seguir. Foram retirados textos, gravuras, jogos e outros materiais de revistas educativas, livros didáticos, artigos e sites da internet. Fui dando a estes meu toque pessoal, fui inserindo-os de forma que fossem utilizados no Projeto de Produção Textual de forma atraente e que despertassem o interesse das crianças tanto para a leitura quanto para a escrita.

Citação retirada de um artigo da internet "O hábito da leitura se processa por estágios e é anterior a alfabetização. Desde a mais tenra idade, este hábito, se bem desenvolvido, cria o gosto pela leitura. O livro deve ser na mão da criança,tão comum como seus bichinhos, seus carrinhos, suas bonecas, seus jogos. Assim ela vai aprendendo a respeitar o livro e desenvolvendo a habilidade em manuseá-lo, principalmente quando passa suas folhas uma a uma. E isto deve ser iniciado no lar. Ao chegar a escola a criança já deveria encontrar ao seu dispor livros e mais livros, ricos em gravuras e histórias. Todavia a realidade é outra. As crianças não estão acostumadas a ouvir histórias e não conhecem os personagens mais comuns dos Clássicos da Literatura Infantil".

Aproveitei a Hora do Conto como um dos meios didáticos grandemente utilizados para cooperar com o professor de classe, ajudando o aluno a desenvolver o hábito de ouvir, habilidade de saber falar, a atitude de cordialidade, bem como as capacidades de interpretação e imaginação.

O gosto da leitura está associado a uma aprendizagem efetiva do ato de ler. Ao mesmo tempo em que se aplicam os mecanismos adequados, é preciso atrair a atenção do novo leitor com histórias que lhe despertem o interesse.

A dificuldade dos nossos alunos em relação à leitura, interpretação de textos e gravuras ocasiona dificuldade de assimilação e compreensão em todas as disciplinas. Muitos alunos lêem, mas não conseguem compreender o que leram, apenas decodificam os signos da língua, ou seja, são alfabetizados funcionais. Conseguem ler pequenos textos, mas à medida que se deparam com textos que apresentam alguma complexidade, as dificuldades de interpretação e compreensão aparecem. Segundo pesquisadores, a literatura infantil pode contribuir na formação de leitores, e se nas séries iniciais do Ensino Fundamental, os alunos forem estimulados a ler, o hábito e o gosto pela leitura podem ser desenvolvidos, auxiliando o aluno na assimilação e compreensão em todas as disciplinas. Por este motivo é que se propõe um trabalho voltado ao incentivo da leitura, através da literatura infantil. Com este trabalho pretendo resgatar o espaço da literatura infantil na escola, possibilitando às crianças momentos de leitura, através do ler, ouvir e/ou contar histórias. Estimular à leitura que tem como objetivo a formação de leitores competentes, capazes de ler e compreender qualquer tipo de texto com competência. Fazer relações entre as histórias lidas e contadas com a realidade que os cerca, tirando proveito das histórias como lições para suas vidas e desenvolver habilidades na área de informática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário